quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

0 A "Verdade" Para Nietzsche

O que é a verdade para Nietzsche? Muitas palavras poderiam ser empregadas para tal constructo, mas vou deixar algumas, um “conceito” breve: verdade é a mentira em rebanho; o que por convenção é aceito por uma ampla maioria é tido como verdade, dizer a verdade é mentir em público.

Em Nietzsche toda palavra é metáfora: um estímulo nervoso em forma de imagem, primeira metáfora; a imagem tranposta em um som; segunda metáfora. A partir dessas metáforas em seus múltiplos significados – as palavras: os conceitos -, o homem está enredado numa trama ficcional inesgotável.

A mentira também é outro peso primordial do homem em rebanho. Mentira é uma verdade, verdade de que tal coisa não é verdadeiro – é mentira.

Verdades e mentiras são ilusões como todas as coisas demarcadas na linguagem; ilusão que não se sabe ser ilusão: eis aí a câmara de tortura da vida.

Poderá perguntar o leitor, mas o seu exposto sobre a verdade para Nietzsche não quer ser verdade? Em certo sentido, se levado à interpretação das palavras, sim. Nesse momento dizemos que a linguagem se quebra nela mesma; mas o importante é a forma como nos relacionamos com as palavras, como somos afetados por elas: ora pois, esse breviário não é senão um afeto do autor sobre aquilo que ele vê em Nietzsche à respeito da verdade. É para além da verdade e da mentira: temos que parar de, como lobos famintos, querer se alimentar de verdades e mentiras, de bem e mal, bom e ruim… e aprender a navegar em novos mares, para além.

Verdade, portanto, não é algo que existisse e que se houvesse de encontrar, de descobrir – mas algo que se há de criar e que dá o nome a um processo.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails