quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

5 A ordem de nascimento afeta sua personalidade

Ao longo desses anos todos foi feita muita especulação sobre como a ordem do nascimento das pessoas em relação aos seus irmãos afeta sua personalidade, mas pouco ou nada havia sido provado.

Se 21 dos 23 astronautas que já estiveram no espaço eram primogênitos, será que filhos mais velhos têm mais qualidades... astronáuticas? Ok que parece esquisito colocar nesses termos, mas nos últimos três anos dois estudos trouxeram a confirmação que se procurava: esse fator afeta, sim, o QI e a personalidade! Segundo a Scientific American, um estudo de 2009 sugeriu que a ordem do nascimento influencia também a escolha de amigos e cônjuges. Primogênitos são mais propensos a se associar com primogênitos, filhos do meio, com filhos do meio e caçulas com caçulas, assim como filhos únicos com filhos únicos, independente do tamanho das famílias. Quer dizer, isso vai contra o senso comum de que opostos se atraem. As pessoas tendem a se assemelhar aos cônjuges, em termos de personalidade.

Já em 2007, dois epidemiologistas noruegueses conseguiram provar uma relação entre QI e a ordem do nascimento: quanto maior o número de irmãos mais velhos, menor o QI. O estudo foi enorme, com cerca de 250 mil pessoas. Taí uma arma que você pode usar contra seus irmãos novos. (Agora, se você for o mais novo dentre vários irmãos, relaxa que ainda faltam pesquisas que expliquem isso melhor.)

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

1 O Fator Imediato

Algo interessante de se notar nas pessoas é o extremo senso de imediatismo. Ou seja, a resposta sensitiva determinada unicamente pelo agora, desconsiderando qualquer analise racional prévia. A decisão sendo tomada apenas pela impressão, percepção do momento.

Algo como se estivéssemos indo a caça e o colega está doente no dia, tal atitude será respondida com rancor e desaprovação dos outros membros da tribo mesmo que alguém indague: “mas ele era o melhor caçador!” – Não importa, ou ele trás comida ou morremos de fome – poderia ser uma resposta natural.

Talvez a publicidade, política e etc. seja apenas um reflexo deste comportamento. É sempre bom ter em mente que sempre tendemos a pender mais para o lado do "quanto isso me faz sentir bem", à quão relevante é a proposta.

Por isso a venda é elaborada em etapas. Primeiro você é entretido com algum programa na televisão, por exemplo, e logo em seguida no ápice do êxtase a proposta, compre já.

domingo, 24 de janeiro de 2010

0 Café Filosófico - Sonhos de Menino

Os meninos são criados para serem heróis. Quando crescem, precisam se contentar com a vida do homem comum. Mas o desejo do menino de conquistar superpoderes não desaparece no homem crescido. Nas fantasias sexuais, os homens encontram uma maneira de realizar seu destino de super-herói.

Neste Café Filosófico, a psicanalista Anna Verônica Mautner fala a respeito dos "Sonhos de Menino". Participam do programa também o psicanalista Contardo Calligaris e o ator Ricardo Bittencourt, que encena trechos da peça "O Homem da Tarja Preta" que tratam das expectativas elevadas dos homens e as frustrações que as acompanham.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

0 As vantagens cerebrais de falar dois idiomas

Pessoas bilíngües processam palavras mais rápidas do que outras


A habilidade de falar uma segunda língua não é a única coisa que distingue bilíngües de quem apenas fala seu idioma nativo – seus cérebros trabalham de maneira distinta, também.

Pesquisas mostraram, por testes, que crianças quem falam duas línguas resolvem problemas com pistas equivocadas mais facilmente. Um novo estudo revela que o conhecimento da segunda língua – mesmo aprendido na adolescência – afeta como as pessoas lêem na sua língua nativa. As descobertas sugerem que depois de aprender a segunda língua, as pessoas nunca olham para as palavras da mesma forma.

Eva Van Assche, psicologia bilíngüe na Universidade de Ghent na Bélgica, e seus colegas recrutaram 45 falantes nativos de holandês que aprenderam inglês na idade de 14 ou 15 anos. Os pesquisadores pediram aos participantes para ler uma coleção de sentenças em holandês, algumas delas cognatas – palavras que parecem similares e tem significado equivalente em ambas as línguas (como “sport”, que significa a mesma coisa em holandês e inglês). Eles também leram outras sentenças contendo palavras não cognatas em holandês.

Van Assche e seus colegas observaram os movimentos dos olhos enquanto liam. Encontraram que gastaram, em média, menos oito milissegundos observando palavras cognatas do que outras palavras examinadas, o que sugere que seus cérebros processam palavras das duas línguas mais rapidamente do que palavras apenas encontradas em seu idioma nativo.

“A implicação mais importante do estudo é que mesmo quando uma pessoa está lendo em sua língua nativa, há uma influencia do conhecimento do segundo idioma”. Van Assche nota que: “Tornando-se bilíngüe há mudanças nas habilidades mais automáticas”. Ela planeja investigar da próxima vez se pessoas que são bilíngües também processam a informação auditiva de maneira diferente. “Restam muitas perguntas” ela diz.


Fonte: Scientific American.com
Traduzidor por: Diego

0 Documentário: Instintos Humanos - Desejos Profundos

O episódio explora o complexo mundo da atração sexual, investigando porque o homem é mais aberto ao sexo casual, porque as mulheres são infiéis e despertam o ciúme sexual masculino.

Por que 21 mil quilômetros de batom são vendidos por ano? O que cada um de nós fará mais de 3 mil vezes durante a vida? Por que 18 mil litros de loção pós-barba são usados todos os dias? Como queimaremos 250 mil calorias ao longo da vida? E o que 240 milhões de pessoas estarão fazendo hoje à noite? No fim, tudo se resume a uma coisa. O que é? Fazer sexo. Documentário da BBC/TLC Co, em português, apresentado pelo Discovery Channel.


0 Marketing Político: O Show das Eleições

Ver um candidato durante o horário eleitoral pode realmente influenciar no seu voto? - Qual o intuito da mídia em tornar as eleições um espetáculo nacional?

Discussão sobre o marketing político no videocast do Brainstorm9.com com a participação de Marcelo Tas, Soninha vereadora de São Paulo, Cristiano Dias e Carlos Merigo. A conversa aborda além tópicos citados acima, a eficiência de debates políticos e os hábitos do eleitor brasileiro.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

2 Nietzsche E O Sofrimento

Increscunt animi, virescit volnere virtus.
[Os espíritos crescem e a virtude floresce, à medida que é ferida.]

Muitos filósofos tentaram reduzir nosso sofrimento, oferecendo conselhos de como amenizar nossa dor, confortando-nos; e religiões, como o cristianismo, que se propõem a oferecer consolo aos seus fiéis. O sofrimento é visto como um sentimento que causa dor, desolação, angústia, falta de auto confiança. Mas, quem disse que esses sentimentos são necessariamente ruins? Segundo o filósofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900), sofrer significa muito mais do que isso. O sofrimento, na filosofia nietzscheana, ao contrário da opinião popular, é algo vantajoso na vida. Sem sofrimento não há vitória, não há sucesso. Embora muitos imaginem o sucesso como fácil e natural para algumas pessoas, na visão de Nietzsche não existe um caminho reto até o topo. "Não falem de dons ou talentos inatos.” ele escreveu. “Podemos listar muitas figuras importantes que não tinham talento, mas conquistaram seu mérito e transformaram-se em gênios. Elas fizeram isso superando dificuldades."

0 Estudo mostra que crianças preferem a vida real à digital

Uma pesquisa feita pelo grupo Disney e, divulgada no início desta semana, comprova o pensamento que faz parte da natureza humana aprender a lidar com limites externos. Segundo o estudo, crianças europeias entre oito e 14 anos preferem vida real à internet.

O relatório aponta que mais de 30% das 3.020 crianças entrevistadas gosta mais de encontrar amigos pessoalmente a conversar e manter contato em redes sociais ou em programas de mensagens instantâneas. Destas, 44% acreditam que a web contribui para manter amizades. Segundo Victoria Hardy, diretora-executiva de Pesquisa para os Canais Disney na região, as crianças da “geração XD” já compreendem o impacto que a tecnologia terá sobre suas vidas.

Trata-se de uma das primeiras reflexões sobre a distribuição de tempo entre vidas “on-line e offline“. Aos poucos, percebe-se a possibilidade de construir uma sociedade mais equilibrada, digitalizada, porém moderada. Um estágio de amadurecimento entre tecnologia e comunicação em um grupo seleto que conheceu o mundo de forma conectada. Sai dos holofotes a “era do excesso” ou abundância para valorizar a possibilidade que dois cenários distintos produzidos por uma mesma pessoa possam potencializar relações sociais

Fonte: Vivee

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

1 57% da população deixaria a capital paulista se pudesse

Um estudo do instituto Ibope encomendado pelo Movimento Nossa São Paulo revela que 57% da população que vive na capital paulista sairia da cidade se pudesse. Em 2008, o porcentual chegava a 46%. O levantamento, divulgado nesta terça-feira, revela que houve queda nos principais índices de bem-estar dos paulistanos.

Segundo a pesquisa, aumentou de 6% para 28% a quantidade de pessoas que afirmam temer alagamentos. Também apresentaram altas o receio em relação ao trânsito (de 16% para 18%), a atropelamentos (de 7% para 13%), a assaltos ou roubos (57% para 65%) e às torcidas organizadas de futebol (de 6% para 11%).

A pesquisa por amostragem foi feita em dezembro do ano passado e entrevistou 1.512 pessoas. Foram cobertas todas as regiões de São Paulo e mesclados perfis variados em relação a sexo, grau de instrução, cor, estado civil e renda. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento teve como base os itens referentes à qualidade de vida sugeridos por mais de 40.000 pessoas. Os entrevistados puderam dar notas de 1 a 10 para a cidade baseados nesses itens – a nota 1 significa estar totalmente insatisfeito; a nota 10, totalmente satisfeito. A nota média de São Paulo foi de 4,8 pontos.

Setores - A nota mais alta ficou com o quesito relações humanas, com 6,5 pontos. Em seguida, aparece o item religião e espiritualidade, com 6,3. O quesito trabalho também obteve nota acima da média, com 6,2, embora o número de entrevistados que consideram algum aspecto do trabalho bom ou ótimo não tenha passado de 25%.

Saúde e educação ficaram com uma média de 5,1 e 5,0, respectivamente. Mais de 60% dos entrevistados acreditam que não há democracia na educação e 71% acham que o serviço para agendar consultas, exames e resultados nos sistemas de saúde é ruim ou péssimo. Os menores índices, por sua vez, ficaram com segurança (4,3), transporte (4,0), desigualdade social (3,9). A nota mais baixa ficou com transparência e participação política (nota 3,3).

Prefeitura - A aprovação da gestão do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), foi fortemente abalada no último ano, segundo dados da pesquisa. Em relação à última edição, passou de 12% para 26% o total de pessoas que avaliaram a gestão como ruim ou péssima. Dentre os que consideram ótima ou boa, caiu de 46% para 28%.


Fonte: Veja.com

0 O Poder das Mídias Sociais

A publicidade está por todos os lados e, cada vez mais, invade nossas vidas das formas mais variadas. A bola da vez no mundo da propaganda são as mídias sociais. Twitter, Orkut, blogs e outras redes estão sendo bombardeados por ações focadas naquele público específico, muitas vezes formador de opinião. Nesta nova forma de "ataque", o importante não é a quantidade de pessoas impactadas, mas sim, a qualidade do público que consome a informação.

0 Nos laços (fracos) da internet


Em nenhum outro país as redes sociais on-line têm alcance tão grande quanto no Brasil, com uma audiência mensal de 29 milhões de pessoas. Mas ter milhares de amigos virtuais não deixa ninguém menos solitário


As redes sociais na internet congregam 29 milhões de brasileiros por mês. Nada menos que oito em cada dez pessoas conectadas no Bra-sil têm o seu perfil estampado em algum site de relacionamentos. Elas usam essas redes para manter contato com os amigos, conhecer pessoas – e paquerar, é claro, ou bem mais do que isso. No mês passado, uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou que 7,3% dos adultos com acesso à internet fizeram sexo com alguém que conheceram on-line. Os brasileiros já dominam o Orkut e, agora, avançam sobre o Twitter e o Facebook. A audiência do primeiro quintuplicou neste ano e a do segundo dobrou. Juntos, esses dois sites foram visitados por 6 milhões de usuários em maio, um quarto da audiência do Orkut. Para cada quatro minutos na rede, os brasileiros dedicam um a atualizar seu perfil e bisbilhotar o dos amigos, segundo dados do Ibope Nielsen Online. Em nenhum outro país existe um entusiasmo tão grande pelas amizades virtuais. Qual é o impacto de tais sites na maneira como as pessoas se relacionam? Eles, de fato, diminuem a solidão? Recentemente, sociólogos, psicólogos e antropólogos passaram a buscar uma resposta para essas perguntas. Eles concluíram que essa comunicação não consegue suprir as necessidades afetivas mais profundas dos indivíduos. A internet tornou-se um vasto ponto de encontro de contatos superficiais. É o oposto do que, segundo escreveu o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.), de fato aproxima os amigos: "Eles precisam de tempo e de intimidade; como diz o ditado, não podem se conhecer sem que tenham comido juntos a quantidade necessária de sal".

Por definição, uma rede social on-line é uma página na rede em que se pode publicar um perfil público de si mesmo – com fotos e dados pessoais – e montar uma lista de amigos que também integram o mesmo site. Como em uma praça, um clube ou um bar, esse é o espaço no qual as pessoas trocam informações sobre as novidades cotidianas de sua vida, mostram as fotos dos filhos, comentam os vídeos caseiros uns dos outros, compartilham suas músicas preferidas e até descobrem novas oportunidades de trabalho. Tudo como as relações sociais devem ser, mas com uma grande diferença: a ausência quase total de contato pessoal.

0 A "Verdade" Para Nietzsche

O que é a verdade para Nietzsche? Muitas palavras poderiam ser empregadas para tal constructo, mas vou deixar algumas, um “conceito” breve: verdade é a mentira em rebanho; o que por convenção é aceito por uma ampla maioria é tido como verdade, dizer a verdade é mentir em público.

Em Nietzsche toda palavra é metáfora: um estímulo nervoso em forma de imagem, primeira metáfora; a imagem tranposta em um som; segunda metáfora. A partir dessas metáforas em seus múltiplos significados – as palavras: os conceitos -, o homem está enredado numa trama ficcional inesgotável.

A mentira também é outro peso primordial do homem em rebanho. Mentira é uma verdade, verdade de que tal coisa não é verdadeiro – é mentira.

Verdades e mentiras são ilusões como todas as coisas demarcadas na linguagem; ilusão que não se sabe ser ilusão: eis aí a câmara de tortura da vida.

Poderá perguntar o leitor, mas o seu exposto sobre a verdade para Nietzsche não quer ser verdade? Em certo sentido, se levado à interpretação das palavras, sim. Nesse momento dizemos que a linguagem se quebra nela mesma; mas o importante é a forma como nos relacionamos com as palavras, como somos afetados por elas: ora pois, esse breviário não é senão um afeto do autor sobre aquilo que ele vê em Nietzsche à respeito da verdade. É para além da verdade e da mentira: temos que parar de, como lobos famintos, querer se alimentar de verdades e mentiras, de bem e mal, bom e ruim… e aprender a navegar em novos mares, para além.

Verdade, portanto, não é algo que existisse e que se houvesse de encontrar, de descobrir – mas algo que se há de criar e que dá o nome a um processo.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

2 TEDx São Paulo: Guti Fraga

Há 20 anos, ele largou uma parceria de sucesso com Marília Pêra para criar a própria companhia de teatro. Subiu o morro, juntou a molecada do Vidigal, no Rio, e mostrou como pequenas ações podem ser transformadoras. Em duas décadas, o Nós do Morro montou 19 espetáculos, se multiplicou por mais quatro cidades, viajou o Brasil e participou até do prestigiado festival promovido pela Royal Shakespeare Company. Mais de 1.600 pessoas passaram por suas oficinas – hoje, são 380. Aos que pedem uma definição do projeto, Guti responde: “Não somos uma escola, somos uma vida”.

“A vida no morro é uma arte” este é o tema que Guti Fraga abordou no TEDx São Paulo. TED é uma ONG Americana, mais conhecida por suas conferencias. Suas palestras ou TED Talks são amplamente espalhados pela internet.

“O TED surgiu em 1984 como uma conferência anual na Califórnia e já teve entre seus palestrantes Bill Clinton, Paul Simon, Bill Gates, Bono Vox, Al Gore, Michelle Obama e Philippe Starck. Apesar dos mil lugares na platéia, as inscrições esgotam-se um ano antes. Cerca de 500 das palestras estão disponíveis no site do evento e já foram acessadas por mais de 50 milhões de pessoas de 150 países. A cada ano a organização elege um pensador de destaque e repassa a ele 100 mil dólares para ele que possa realizar “Um Desejo que Vai Mudar o Mundo”. Com essas 4 ações, TED Conference, TED Talks, TED Prize e TEDx a organização pretende transformar seu mote “ideias que merecem ser espalhadas” cada vez mais em realidade. “Acreditamos apaixonadamente no poder das ideias para mudar atitudes, vidas e, em última instância, o mundo”, dizem os organizadores do TED. Nós também. E você?”

“Nos acreditamos apaixonadamente no poder das idéias para mudar atitudes, vidas e no final das contas, o mundo. Então nos estamos construindo aqui uma câmara de compensação que oferece conhecimento grátis e entusiasmo dos pensadores mais inspiradores do mundo, e também uma comunidade de almas curiosas para engajar com idéias de cada um. “

Mais sobre Guti Fraga:
http://www.terra.com.br/istoegente/200/reportagens/guti_fraga.htm
http://www.maiscascavel.com.br/news.php?news=1628


TEDxSP 2009 - Guti Fraga, do Nós do Morro: arte, transformação e possibilidade. from TEDxSP on Vimeo.

1 Freud: Além da Alma

"Freud: Além Da Alma" é um filme norte-americano de 1962 dirigido por John Huston. Esta é biografia romanceada do pai da psicanálise, mostrando seus casos mais célebres e seu envolvimento com os pacientes. O video a seguir possui 20 partes:

0 Carl Gustav Jung - Documentário

Aqui está um material imperdível sobre a vida e trabalho de Carl Jung.



1 Pense Ativo!

Olá a todos, hoje 19 de janeiro de 2010 inauguro o Pense Ativo. Este é fruto da necessidade de recordar de alguma forma a informação que consumo. Creio que fotos e vídeos podem nos fazer lembrar de momentos especiais e épocas, mas o mundo muda muito dentro de nossas cabeças e nada melhor do que registrar nossas ideologias em forma de texto para podermos resgatá-los posteriormente.

Quem nunca olhou um caderno de sua infância ou adolescência e notou o quão incrível é a mudança da vida. Mudam-se os traços, a personalidade, amizades. Uma das coisas mais importantes para mim hoje é estar ciente de como nossas idéias tomam forma e poder usufruir disso. Enfim, só quero trazer meus interesses e valores para novos ambientes onde o possa compartilhar com liberdade. Pense Ativo!
Related Posts with Thumbnails