quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

5 A ordem de nascimento afeta sua personalidade

Ao longo desses anos todos foi feita muita especulação sobre como a ordem do nascimento das pessoas em relação aos seus irmãos afeta sua personalidade, mas pouco ou nada havia sido provado.

Se 21 dos 23 astronautas que já estiveram no espaço eram primogênitos, será que filhos mais velhos têm mais qualidades... astronáuticas? Ok que parece esquisito colocar nesses termos, mas nos últimos três anos dois estudos trouxeram a confirmação que se procurava: esse fator afeta, sim, o QI e a personalidade! Segundo a Scientific American, um estudo de 2009 sugeriu que a ordem do nascimento influencia também a escolha de amigos e cônjuges. Primogênitos são mais propensos a se associar com primogênitos, filhos do meio, com filhos do meio e caçulas com caçulas, assim como filhos únicos com filhos únicos, independente do tamanho das famílias. Quer dizer, isso vai contra o senso comum de que opostos se atraem. As pessoas tendem a se assemelhar aos cônjuges, em termos de personalidade.

Já em 2007, dois epidemiologistas noruegueses conseguiram provar uma relação entre QI e a ordem do nascimento: quanto maior o número de irmãos mais velhos, menor o QI. O estudo foi enorme, com cerca de 250 mil pessoas. Taí uma arma que você pode usar contra seus irmãos novos. (Agora, se você for o mais novo dentre vários irmãos, relaxa que ainda faltam pesquisas que expliquem isso melhor.)

5 comentários:

  1. Retirado do site da Superinteressante

    ResponderExcluir
  2. Que foi retirado da Scientific American, a fonte foi citada lá. ;)

    ResponderExcluir
  3. Primogenitos, geralmente sao o test drive dos pais. Eles geralmente cobram mais, sao mais exigentes com os filhos mais velhos. Já os filhos caçulas geralmente sao sempre a sombra de outro irmao, nunca podem fazer nada, levam sempre a culpa de tudo ou sao aqueles que nunca conseguem fazer nada sozinhos, estao sempre sendo martirizados de um jeito ou de outro, mas eu fico pensando como foi feita a mediçao desse QI e como eram feitas as referencias... algo de estranho no mundo desses dados. rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Acho esses achados muito questionáveis. Vou reler a parte de um dos livros que tenho do Pinker para lembrar o que ele disse a esse respeito. Mas mesmo que esses resultados — tais como o do QI — realmente procedam e sejam alarmantes, o que os CAUSA pode não ser o fato de ter nascido primeiro ou por último. A ordem de nascimento pode simplesmente ser uma correlação, equanto outros fatores posteriormente — mas que podem estar ligados a isso — estão determinando a emersão dessas variáveis.

    Penso que muito ainda deve ser estudado.

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog, parabéns pelo trabalho realizado.

    Beijos,

    Marceli
    http://dicadelivro.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails